8 dicas para dirigir nos Estados Unidos e como evitar problemas

Um dos desafios de se mudar para um novo país é entender como funcionam as principais leis e regras de trânsito quando você dirige. Os Estados Unidos tem lá suas semelhanças com as leis de trânsito do Brasil, mas há algumas diferenças importantes para quem começa a dirigir em terras americanas.

De partida, vale destacar que muitas leis de trânsito são diferentes de estado para estado. O que isso significa? Que muitas leis nos EUA são estaduais, então o que vale para o estado de Novo York pode não se aplicar para o estado da Pensilvânia, por exemplo. Mas não se preocupe. Apesar de não existir uma regra de trânsito uniforme para todos os estados, como acontece no Brasil, grande parte delas vale para todo o país e, caso não, é só redobrar a atenção no volante e ficar atento às sinalizações que costumam ser bem instrutivas. 

Uma outra curiosidade é que nos Estados Unidos é permitido dirigir antes dos 18 anos de idade. Sim! Na maioria dos estados, um jovem com 16 anos pode tirar a carteira de motorista (driver’s license) e dirigir com algumas restrições. No Arkansas, por exemplo, é possível tirar uma carteira de motorista especial ainda mais cedo: a partir dos 14 anos, desde que a condução seja feita em áreas preestabelecidas e acompanhada de um responsável. 

Mas bora para as dicas? Se você está planejando ou acabou de se mudar para os Estados Unidos, aperte os cintos, que eu vou te mostrar 8 dicas práticas para dirigir nos Estados com segurança e sem passar apuros. Ah, leia até final, pois deixei uma dica bem legal para entender tudo sobre como é dirigir em solo americano.

No sinal de pare (stop), pare para valer!

Sabe quando você vê uma placa de pare em algum cruzamento, mas ao observar que pode seguir com segurança não para e vai em frente? Pois é, no Brasil é bem comum isso acontecer e não há nenhum problema em dirigir desta maneira. Entretanto, uma das regras de trânsito que mais surpreende os brasileiros quando dirigem em território americano é esta: ao ver um sinal de pare (stop), pare para valer!

É isso mesmo. Ao avistar uma placa de pare prepare-se para frear e parar realmente, ainda que tenha área de visão aberta e a certeza de que não há carros, pedestres ou ciclistas nos outros sentidos. Nos Estados Unidos essa é uma regra básica de trânsito: parar realmente em sinais de pare.

Uma dica que geralmente utilizamos é parar no sinal, contar até 4 segundos ou ainda soletrar STOP mentalmente, e aí então seguir adiante. Leve a sério essa regra de trânsito, pois há policiais americanos que costumam ficar à espreita, escondidos nas esquinas e estradas, e multam caso esta regra seja infringida.

Conversão para a direita é – quase – sempre livre

Na maioria dos estados americanos, como por exemplo Flórida, Kansas e Alaska, é permitido fazer conversões à direita mesmo que o semáforo esteja vermelho. Para fazer a conversão livre, basta dar seta e verificar se há carros, pedestres ou ciclistas no outro sentido. Se estiver livre, você pode seguir sem problemas.

Ah, um detalhe importante: alguns cruzamentos têm placas informando caso não seja permitido virar à direita livremente no sinal vermelho. Por isso, fique sempre bastante atento às placas, assim como as regras de cada estado. Por exemplo, na cidade de Nova York essa conversão à direita é proibida. A dica de ouro aqui é: redobre a atenção ao dirigir diante dessa situação. 

Conversão para a esquerda também pode ser livre

A conversão para a esquerda também pode ser livre em diversos estados. Alguns deles em que é permitido este tipo de conversão são: Florida, Illinois, Califórnia, Texas, entre outros. Funciona da seguinte maneira: é comum encontrar uma faixa central entre pistas de mãos contrárias, demarcada por duas linhas contínuas, uma de cada lado. Ao entrar nessa faixa, você deve parar o carro, verificar se há veículos no outro sentido e, caso não, fazer a conversão.

Quando há semáforo a atenção precisa ser ainda maior. Isso porque não basta estar livre para a conversão à esquerda é preciso que o sinal esteja com uma seta verde fixa ou piscante indicando que você pode avançar. Esta é uma regra que pode confundir e causar acidentes. No reflexo você tende a seguir com a conversão ao ver o semáforo verde. Entretanto, é necessário que ele esteja indicando uma seta verde para você realizar esta manobra. 

Veículos especiais têm prioridade máxima

Esta é mais uma regra que pode variar de acordo com o estado, mas em geral, é preciso encostar à direita e parar o carro completamente ao ouvir um alarme de polícia, bombeiro ou ambulância nos Estados Unidos. Eles têm prioridade total na passagem. Ah, vale ressaltar que isso vale mesmo que o veículo de segurança esteja no sentido contrário. 

Os famosos ônibus amarelos escolares também são prioridade absoluta no trânsito dos EUA. Quando os ônibus escolares estacionam e ligam luzes ou apresentam placas de pare no próprio veículo, você precisa parar completamente o carro. Isso porque essas sinalizações indicam que há crianças desembarcando ou embarcando e a segurança delas deve ser preservada ao máximo.

Ou seja, ao ver um ônibus escolar parando, fique atento. Você deverá também pausar a direção, inclusive no sentido oposto. Na sequência, certamente você verá crianças atravessando a rua. 

Esqueça o retrovisor para dar ré

Parece muito estranho para nós brasileiros que estamos tão acostumados a usar o retrovisor para dar ré né? Mas nos Estados Unidos, o uso do retrovisor para dar ré não é obrigatório, e sim o contrário.

Sempre que a ré for necessária você deverá olhar para trás e não utilizar o retrovisor. Sim, é uma regra um pouco esquisita para nós, mas com prática você vai se acostumar e ver que é questão de tempo para se adaptar a esta maneira diferente de dar ré com seu carro.  

A distância é medida por milhas, não por quilômetros

Esta é uma característica específica do trânsito americano que para os brasileiros pode causar certa confusão. As distâncias são exibidas e medidas em milhas, e não em quilômetros.

Mas fique tranquilo, com o tempo você vai se adaptar! Se quiser fazer a conversão, fica a dica: uma milha equivale a 1,6 km. 

Em cruzamentos sem semáforos, dê prioridade para quem chegou primeiro

Em estados como Flórida, Mississipi, Califórnia, Arkansas e muitos outros, quem chega primeiro a um cruzamento sinalizado com placas de pare (stop) de todos os lados tem a prioridade de seguir em frente.

Esta é uma regra bastante comum no trânsito dos Estados Unidos. Fique atento em cruzamentos sem semáforos: pare o carro completamente e, por ordem de chegada no cruzamento, seguir adiante, virar à direita ou à esquerda. 

Abasteça você mesmo

Você será seu próprio frentista. Muito comum em cenas de filmes americanos, na vida real é assim que funciona realmente: você mesmo abastece seu carro, pois em grande parte dos postos de combustíveis não há frentistas.

Pare seu carro, vá até a loja de conveniência do posto e indique o número da bomba que deseja abastecer ao funcionário. Pague como desejar e na sequência você estará livre para se auto servir. Pegue a mangueira correspondente ao combustível que você deseja usar, aperte um botão ou levante uma alavanca para soltá-la da bomba e abasteça normalmente. 

Eu prometo que é simples e descomplicado! 

BÔNUS – Confira os significados de algumas palavras que vão te ajudar a dirigir nos Estados Unidos

One way: Mão Única

Corner: Esquina

Speed: Velocidade

Exit: Saída da estrada

Fine: Multa

Blocks: Quarteirões

Bridge: Ponte

Curb: Meio-Fio

Right: Direita

Left: Esquerda

Driver: Motorista

Parking lot: Estacionamento

Freeway Ou Expressway: Autoestradas de via rápida, sem cruzamentos

Lane: Faixa

U-turn: Contorno ou retorno

Traffic light: Semáforo, farol

Turnpike: Rodovia com pedágio

Turn: Curva ou vire

Sidewalk: Calçada

Sign: Placa de trânsito

Speed bump: Lombada, quebra-molas

Toll: Pedágio

Towing: Guincho, reboque

No outlet: Rua sem saída

Ramp: Entrada para autoestrada

Road: Estrada

Roundabout: Rotatória

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *